CANTORIA DA SILVA
O SHOW
O espetáculo Cantoria da Silva reúne no mesmo palco o canto e a música de Bernado Neto, João Pirambu, Johnson Soares e Ronaldo Lopes.
Cantoria da Silva tem como proposta ser um show conceitual, por isso o nome próprio, que faz referência ao pintor primitivista Chico da Silva, dono de uma estética própria, marca do movimento cultural que nasceu em torno do Pirambu, Barra do Ceará e demais bairros da Costa Oeste de Fortaleza. Conceitual na sonoridade, na densidade da produção, no que lhe confere estranheza e diferença, mesmo sendo tão igual, pois bebeu da água do Pessoal do Ceará, se orientou pelo som dos mineiros, dos baianos, desse Brasil tão rico e diverso.
Em repertório autoral os violões e as vozes dialogam através dos arranjos criados especialmente para esse espetáculo. Dois convidados: Cacá Farias e Marcos Tim, vêm confirmar e reafirmar o que chamamos de sonoridade própria. Por isso dizemos que Cantoria da Silva, alem de som, tem cor, cheiro, peso e sabor.
OS ARTISTAS
Bernardo Neto
Em atividade desde 1974, conquistou o primeiro lugar no Festival Niteroiense da Canção, em 1978, com a música Canto Cearense, que seria incluída na trilha sonora do filme Iracema, de Carlos Coimbra. Em 1984, homenageou a poetisa Cora Coralina no Programa Som Brasil, da Rede Globo. Tem 5 discos lançados e participou em 3 edições do Festival Canta Nordeste.
João Pirambu
Surgiu no Movimento de Cultura Popular do Pirambu no início da década de 80, em pouco tempo expandiu sua atuação aos palcos da cidade, realizando seu primeiro espetáculo solo, Mocororó, no Teatro José de Alencar, em 1987, com direção de Guaracy Rodrigues. É formado em música pela UECE. Recentemente compôs, com Johnson Soares e Bernardo Neto, a trilha sonora do filme Poço da Pedra, de Gerardo Damasceno.
Johnson Soares
Compositor, cantor, músico e produtor desde os anos 80, compôs em parceria com Pingo de Fortaleza, Fernando Neri e João Pirambu, a trilha sonora da peça teatral Inhamuns, Terra dos Centauros, de Guaracy Rodrigues. Em 2006 e 2007 produziu dois cd's de áudio e dois vídeos institucionais para o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. De 2008 a 2011 participou dos espetáculos 'Laminas' e 'Pintou Melodia na Poesia' com Ray Lima, a 'Poemia do Mundo' com Jr. Santos e 'Mungangos' com João Pirambu.
Ronaldo Lopes
Cantor, compositor e instrumentista. Ronaldo Lopes iniciou suas atividades artísticas participando do Grupo Pirão, apresentando-se no interior cearense e bairros da periferia de Fortaleza. Em seguida, passou a atuar com a Banda Oficina, grupo precursor do movimento de música instrumental em Fortaleza. Em 1990, teve seu trabalho registrado no disco Fruto Futuro, com arranjos de Ocelo Mendonça e a participação de Myrlla Muniz e Cleivan Paiva.
O REPERTÓRIO
1-SALVADOR DAQUI(Johnson Soarez / João Pirambu)
2-GIRANDO NA CABAÇA
(Ronaldo Lopes / João Pirambu)
3-LÉO
(João Pirambu)
4-O BICHINHO(Johnson Soarez / Ronaldo Lopes)
5-A ÚLTIMA NOITE DO CHICO
(Johnson Soarez / Barbosa)
6-CASA DO RIO(João Pirambu / Ronaldo Lopes)
7-VAGABUNDO VAGALUME
(Johnson Soarez / João Pirambu)
8-NOTÍCIAS DA PROVÍNCIA DO CEARÁ(Ronaldo Lopes / João Pirambu)
9-VENTOS DA NOITE(Johnson Soarez / Ropes Lopes)
10-POÇO DA PEDRA(João Pirambu / Johnson Soares / Bernardo Neto)
11-CANTO CEARENSE
(Bernardo Neto / Cacá Farias)
12-MODINHA VILABOENSE
(Adaptação por Bernardo Neto)
13-CHOCALHOS DE MARACATU(Bernardo Neto)